O Poder de Cura dos Alimentos
(Fonte: www.lincx.com.br)
|
Há algum tempo atrás, os cientistas pensavam que tudo de que o corpo necessitava para funcionar adequadamente era carboidratos, gorduras, proteínas, minerais, vitaminas e água na alimentação. Porém agora eles descobriram outros ingredientes igualmente potentes nas frutas e vegetais, os chamados fitoquímicos (”fito” significa “planta”) com nomes “enrolados” como glucosinolatos, polifenóis e proantocianinas.
Existem produtos químicos que apresentam poderes que se estendem além daqueles constituintes de alimentos que nós conhecemos? Perguntamos ao Dr. Manfred Kroger, professor da ciência da alimentação da Universidade da Pensilvânia. “A resposta é sim”. De fato, muitos fitoquímicos, que já foram considerados sem valor, podem ajudar a prevenir doenças.
Apesar da pesquisa sobre os fitoquímicos estar apenas começando, novos achados estão surgindo de laboratórios universitários e parece que a cada dia surgem novidades fantásticas sobre algum alimento, como soja ou repolho, que, repentinamente, passam a ser considerado potenciais “salva-vidas”.
Porém, esperem um pouco. Se a ciência é assim tão jovem, as alegações devem ser melhor examinadas para serem confiáveis. Por exemplo, manchetes recentes proclamam que os tomates protegem os homens contra câncer de próstata, o que dá origem a diversas questões, tais como quantos tomates e se o catchup também conta. E existe uma “dieta de prevenção do câncer de mama”?
Para ajudar a fornecer respostas para tais tipos de questões, iniciamos uma série de artigos super atualizados, sobre os principais alimentos fitoquímicos descobertos até o momento, qual a sua importância, como devem ser ingeridos e em qual quantidade, para que realmente sejam de utilidade para melhorar a nossa saúde.
Veja então, quais frutas e vegetais você deve pegar enquanto empurra o carrinho pelo supermercado.
O tomate
O produto fitoquímico mais estudado nos tomates é um carotenóide chamado licopene. Este composto, que torna os tomates vermelhos, pode prevenir o câncer de próstata. Um estudo de aproximadamente 48.000 homens relatado no Jornal do Instituto Nacional do Câncer (EUA) encontrou que homens que comiam 10 ou mais porções de tomates toda semana - sejam tomates frescos ou em forma de suco, molho ou pizza - apresentavam somente a metade do risco para o desenvolvimento de câncer de próstata que aqueles que comiam menos de 2 porções por semana. (Ah! o catchup também é rico em licopene!).
De acordo com o Dr. Edward Giovannucci, que estuda nutrição e câncer na Faculdade de Medicina de Harvard, os dados são muito fortes para cânceres do pulmão e do estômago também.
O licopene (ou alguma substância estreitamente relacionada a ele) pode também ser a razão de que o consumo de frutas e vegetais possa baixar o risco de doença cardíaca. Em um outro estudo, a epidemiologista da Universidade da Carolina do Norte, Dra. Lenore Kohlmeir e colegas, mediram e compararam os níveis de licopene de pessoas em 10 países europeus. Eles encontraram que aqueles com os níveis mais altos corriam somente metade do risco de sofrerem um ataque cardíaco.
1 - 2
|